Terça, Setembro 19, 2017
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Jadel Gregório - Atleta

Colunas - Veja quem é muçulmano

Jade Abdul Ghani Gregório, ou como é mais conhecido, JADEL GREGÓRIO, é um dos principais atletas olímpicos do Brasil. Recordista brasileiro e sul-americano no salto triplo, Jadel reverteu-se ao Islam em 2005. Conheça um pouco mais a história deste irmão muçulmano:

Jadel Gregório, um paranaense da cidade de Jandaia do Sul, nascido em 1980, não seguia o estereótipo do atleta ideal: gostava de baladas e tinha sérios problemas para manter a forma física. Como morava sozinho exagerava em algumas refeições e acabava abusando de pizzas e esfihas.

Garoto de infância humilde, Gregório trabalhou como pedreiro, office-boy e sorveteiro. Até hoje, o atleta lembra dos tempos difíceis e usa como motivação em treinos em competições.

Começou a ganhar destaque no atletismo brasileiro em 2001, quando conquistou a medalha de ouro na prova do salto triplo no Troféu Brasil de Atletismo. Desde então, repetiu o feito em 2002 e 2005. Em 2002, venceu também a prova do salto em distância na mesma competição.

Com o sucesso na carreira esportiva, Jadel já teve de trancar a matrícula em duas faculdades: educação física e publicidade. Contudo, ele pretende voltar a estudar assim que encerrar a carreira. Desta vez, pretende fazer fisioterapia.

Mas sua vida deu uma guinada radical quando conheceu a fisioterapeuta Samara Abdul Ghani, que assina hoje também Gregório e é sua mulher. Com ela, o triplista tem dois filhos: Jade e Sahara.

Um de seus melhores resultados foi observado nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, quando foi vice-campeão atrás apenas do norte-americano Kenta Bell. Com 22 anos, ele ainda tinha muito a evoluir. E provou isso em 2004. O atleta melhorou suas marcas significativamente e bateu várias vezes seu recorde pessoal. No Troféu Brasil, no início de junho, depois de ser vice-campeão mundial indoor, ele saltou 17,72m no estádio Ícaro de Castro Mello, que o deixou até pouco antes das Olimpíadas com a melhor performance do mundo no ano.

"Estou trabalhando muito forte e acredito que posso brigar por uma medalha de ouro em Atenas. Quero fechar a temporada que vem no primeiro lugar do ranking da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo)", contou. Mais tarde ele chegou a dizer que "pódio é certeza".

Pela marca obtida no Troféu Brasil, o atleta recebeu um quilo de ouro de seu patrocinador e mais meio quilo por causa do vice-mundial indoor, totalizando uma premiação de quase R$ 58 mil.

Ambicioso, Gregório embarcou para Atenas com a certeza que subiria ao pódio: ficou em quinto e sua vida começou a mudar novamente. Em março de 2005, seis meses após o início do namoro com Samara, Jadel casou com a fisioterapeuta de família muçulmana sunita.

Convertido ao islamismo, o triplista seguiu o exemplo do boxeador Cassius Marcellus Clay Jr., que mudou o nome para Muhammad Ali. Jadel tirou o "L" final do prenome e tornou-se Jade Abdul Ghani Gregório na carteira de identidade e no passaporte. A denominação antiga, porém, foi mantida para as competições.

Logo após o Mundial em Helsinque, no qual terminou em sexto lugar, trocou as preparações no Brasil para treinar na Inglaterra com Peter Stanley, ex-técnico do recordista mundial John Edwards. O primeiro filho, que leva o nome muçulmano do pai, nasceu no ano seguinte. A caçula Sahara nasceu em junho.

No Grande Prêmio Brasil de Atletismo, realizado em Belém, em 20 de maio de 2007, Jadel Gregório quebrou o recorde sul-americano e brasileiro do salto triplo, conseguindo a marca de 17,90 metros. O recorde anterior foi conquistado 32 anos atrás por João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que em 1975, nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México, alcançou a marca de 17,89 metros, estabelecendo o então recorde mundial da prova.

” Eu nasci pobre. Fui criado sem pai. Fui pedreiro. Fui sorveteiro. Eu andava na rua e as pessoas mudavam de calçada. Eu me converti ao islamismo num país católico. Escolhi o salto triplo na terra do futebol.Eu podia ter desistido. Pare de arrumar desculpas."

Jadel Gregório

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish