Quinta, Novembro 23, 2017
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Paraguai

Notícias - América Latina

Lançada pedra fundamental para edificação de Mesquita em Assunción, Paraguai

A comunidade islâmica lançou a pedra fundamental para a construção do Centro Beneficente Cultural Islâmico em Assunção, capital do Paraguai. O complexo cultural, religioso, educacional e social islâmico irá beneficiar todos os muçulmanos da América Latina e os paraguaios, em especial.

A obra foi declarada de interesse turístico nacional pela Secretaria Nacional de Turismo, de acordo com
a resolução 1068/09, de 1 de Outubro de 2009. O evento teve a participação de autoridades nacionais e representantes dos muçulmanos no Paraguai, na América Latina e do mundo árabe e islâmico.

Este Centro servirá para aumentar a conscientização sobre o Islam como ela realmente é, e da civilização árabe-islâmica, que iluminou o mundo durante um longo período histórico. O complexo é composto de uma mesquita, onde os muçulmanos se reunirão para realizar suas obrigações religiosas. Também vai abrigar uma escola oficial com os seus programas de aulas em espanhol, e também em árabe e Inglês, bem como o ensino da religião islâmica.

Compreende também um salão para reuniões e conferências, biblioteca, cujas portas estão abertas a todos os cidadãos, uma quadra de esportes, escritórios, apartamentos para os professores e alunos e um estacionamento subterrâneo.

A realização do Centro Beneficente Cultural Islâmico de Assunção é um sonho há muito acalentado pelos muçulmanos do Paraguai. O objetivo principal é divulgar os ensinamentos do Islam em espanhol, além de propagar a cultura islâmica e árabe, permitindo uma ponte intelectual entre o mundo árabe e islâmico e a América Latina.

A primeira etapa foi iniciar a pedra fundamental para o Centro, no coração da capital. A celebração desta solenidade contou com a presença do presidente Fernando Lugo, que proferiu um discurso onde parabenizou toda a comunidade muçulmana e o povo paraguaio.

O evento também contou com a participação dos embaixadores do Líbano, Sr. Faris Eid, Arábia Saudita, Sr. Issam Bin Yusuf Ahmad Abed, e da Palestina, Sr. Ibrahim al-Zabin, além do Secretário-Geral do Conselho Supremo para Assuntos Islâmicos na Arábia Saudita, Dr. Saleh Bin Hussein Al-Ayed, do Cônsul Honorário do Reino da Jordânia na Argentina, Hatamleh Alves,  do representante da Assembléia Mundial da Juventude Islâmica na Arábia Saudita, Dr. Hassan Nuaimi, do presidente do Centro Cultural Islâmico de Filantropia Ahmed Mahmoud, Sheikh Mohammed Hassan Ajaj, e do Sheikh Ahmed Saleh Mahairi.

O CDIAL foi representado por seu presidente, Sr. Ahmad Ali Saifi

O Presidente do Centro Sr. Ahmad Rahal fez um discurso no qual saudou o presidente Fernando Lugo
e os seus ministros, embaixadores e autoridades e convidados e agradeceu a sua presença. Ele elogiou o presidente do Paraguai, por seu apoio incondicional à construção do Centro.

Em seguida, o Presidente da República do Paraguai, Fernando Lugo, fez um discurso onde manifestou a sua felicidade em participar nesta cerimônia histórica: “O centro terá uma função muito importante na nossa sociedade e servirá como base para a unidade e diversidade“, e acrescentou: “Sabemos que o Islam está vivendo um momento de grande vitalidade, uma vez que há 14 séculos, o Islam é uma fonte inesgotável de espiritualidade que hoje é praticada por bilhões de pessoas em todo o mundo.” Ele concluiu, destacando que “apóia a iniciativa de construir o Centro beneficente Islâmico, no Paraguai.” “Esta é a garantia de liberdade religiosa”, que impregna o Governo, “e é um desafio a todos para construir uma sociedade tolerante.”

Após o discurso do presidente, o embaixador saudita, Professor Essam Thaqafi, que representou o Guardião das Duas Mesquitas Sagradas o Rei Abdullah bin Abdel Aziz, enfatizou que “o alicerce desta pedra é de fundamental importância à comunidade muçulmana, pois irá fornecer para seus filhos e filhas de todos os cidadãos do Paraguai, a oportunidade de poder estudar o Islam, isso ajudará a preparar os jovens com o os valores religiosos e éticos para assumir a responsabilidade no futuro.” Ele acrescentou: “O Guardião das Duas Mesquitas Sagradas e o povo saudita acreditam que a criação deste centro vai ajudar a divulgar de fato a religião islâmica e os seus princípios de tolerância e paz nos
países do continente, e será de grande importância a todos os muçulmanos da América Latina.”

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish