Sexta, Junho 23, 2017
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Recomendações para o mês do Ramadan

Notícias - Manchetes

RAMADAN 2016

 

É aconselhável que o muçulmano se arrependa de seus pecados sempre que for praticar alguma adoração.

 

 

 

 

 


O Profeta Muhammad () disse: “Ó gente! Voltai arrependidos para Allah e implorai o seu perdão, por certo que eu me arrependo a Ele diariamente setenta vezes.”

1 - Fazer a intenção de jejuar todos os dias do Ramadan.

2- Praticar o jejum com sinceridade e devoção, pois o Mensageiro de Allah (disse: “Muitos jejuadores apenas obtêm a fome e a sede, assim como muitos ao fazerem a prece nada obtêm além do cansaço físico da vigília.”

3 - Fazer uma leve refeição de (Suhur) antes da alvorada, porque é uma refeição muito importante e também abençoada como disse o Profeta Muhammad (): “Façam o Suhur, porque há bênção nesse ato.”

4 - Evitar as práticas obscenas durante o Jejum como palavras ofensivas, insultos e calúnias, disse o Mensageiro de Allah (): “Quando um de vós se levanta de manhã em estado de jejum não deve usar linguagens obscenas nem praticar qualquer ato de ignorância. E se alguém vos caluniar, ou quiser discutir convosco, deveis dizer: Estou jejuando, estou jejuando.”

5 - Intensificar a prática de boas ações com, por exemplo: leitura do Alcorão meditando nas sua palavras, orações em congregação, caridade de uma maneira geral, convidar para o desjejum um irmão muçulmano, visita aos parentes etc...

6 - Fazer súplicas durante o jejum, porque a súplica sincera de um jejuador é aceita por Allah como disse o Profeta Muhammad (): “Corresponde ao jejuador quando este quebra o jejum uma súplica que não é negada.”

7 - Comer três tâmaras (caso haja possibilidade) e beber três goles de água depois do por do sol para o desjejum, disse o Mensageiro de Allah ():

“Quando faz o desjejum, deve fazê-lo com uma tâmara. Se não tiver, deverá fazê-lo com água, porque é pura, e purifica todo o organismo.” dizendo o seguinte duaá (súplica):
Allahumma Inni laka sumtu wa Bika aamantu ‘rizq ika-aftarthu.
“Ó Allah! Jejuei para Ti e eu acredito em Ti e eu quebro meu jejum com o Teu sustento.”

8 - Comer de forma moderada no desjejum, assim como o Profeta Muhammad (recomendou: “A pior atitude que o homem pode ter é encher o seu estômago.”

9 - Observar a oração do ichaá e o “Tarawih” nas mesquitas, disse o Mensageiro de Allah (): “A oração em grupo é 27 vezes melhor do que a individual.”

10 - Intensificar as perguntas aos sábios islâmicos sobre o que pode invalidar o jejum e o que deve ser feito para evitar que isso aconteça.

11 - Aprofundar o estudo e a recitação do Alcorão Sagrado e tentar completar a sua leitura nem que seja uma vez durante o Ramadan.

12 - Buscar o máximo de paciência e humildade para conservar o jejum, intensifique as suas visitas aos familiares e amigos e quebre o jejum em conjunto com outros irmãos, fortificando assim, os laços de fraternidade e irmandade.

13 - Mostrar prudência na utilização dos sentidos, dos pensamentos e especialmente da língua; abster-se das provocações e dos conflitos e das injúrias.

14 - Recitar todas as súplicas recomendáveis durante a manhã e a tarde. (recomendado o livro proteção do muçulmano)

15- Também é da Sunnah do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no mês de Ramadan a vigília na mesquita nos dez últimos dias do Ramadan, a mais importante destas noites é a noite do decreto (Laylatul-qadr), sendo ela uma das últimas noites ímpares do mês (21,23,25,27,29). O Profeta (disse: “Quem rezar durante a noite de Al-Qadr com fé e esperança (de receber a retribuição de Allah) lhe será perdoado o que antecedeu dos seus erros.”

As recomendações acima, são muito valiosas para o mês do Ramadan, e devem ser feitas ao longo de todo ano.

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish