Sexta, Maio 26, 2017
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Zakatul Fitr (Tributo do desjejum) deve ser cumprido antes do Eid

Notícias - Islâmicas

O Profeta Muhammad ordenou que tal caridade fosse cumprida no mesmo ano da instituição do jejum.

Um dia ou dois antes do encerramento do jejum o Profeta fez um discurso para os muçulmanos, onde disse:

 

 

“Dai em caridade, seja milho ou tâmara; dai de acordo com a vossa situação, livres ou escravos, jovens ou idosos”.

Relatado por Al-Bukhari e Muslim que o Profeta de (Deus o abençoe e lhe dê paz) impôs a caridade do desjejum de Ramadan, uma medida de tâmaras ou cevada sobre todo muçulmano, livre ou escravo, jovem ou idoso, homem ou mulher.

 

O Alcorão, na 4ª Surata, versículo 5, reconhece que a riqueza e o meio essencial da subsistência da humanidade. Não haverá, portanto, causar surpresa ter sido o recolhimento do zakat elevado pelo Profeta à dignidade de um ato de fé qualificado como um dos quatro ritos fundamentais da religião. No Islam não se pagam “tributos” aos chefes das localidades para sustentar o luxo e a vaidade destes, mas recolhe-se um imposto, que constitui um direito relacionado com a coletividade, e mais especialmente, como provisão Para o atendimento dos necessitados; e que é sempre investido de propósito de “crescimento” e purificação Pessoal do

Contribuinte. O Profeta Mohammad disse: “O chefe de um Povo é na realidade servo dele.” O desprendimento com que ele assumiu a direção de sua gente – tanto como guia espiritual quanto como chefe de estado - levou o Profeta a declara formalmente que as receitas do Estado muçulmano, oriundas das contribuições dos muçulmanos, eram estritamente tanto a ele como a todos os membros de sua família, por princípio religioso. Se o chefe do Estado não abusar da confiança pública, segue-se que a seus subordinados não resta alternativa senão a de serem escrupulosos no cumprimento de seus deveres.

 

 

 

Quem deve pagar Zakatul fitr?

 

Zakatul Fitr deve ser paga pelo indivíduo, pela esposa, pelo filho e aqueles que ele sustenta, como pais e outros.

 

 

 

Quantidade do Zakat

 

A quantidade é ou uma medida de tâmaras, ou cevada, ou arroz, ou milho, ou qualquer outra coisa que pode ser usada para alimento, por cada indivíduo.

Se o Zakat for de farinha toma-se a metade do estipulado por cada pessoa. A pessoa deve conscientemente intencionar a pagar o Zakat, uma vez que sem a intenção não é valido.

A Escola Hanafi Permite que a Pessoa pague o Zakat em dinheiro, por considerá-lo preferível, porque é mais útil para o pobre, uma vez que ele sabe o que mais necessita. Pode ser em forma de alimento e pode ser em forma de remédio.

 

 

 

O tempo de pagá-lo

 

Todos os sábios concordam que o tempo da Prática é ao final do mês de Ramadan. Eles discordam quanto ao dia, se é na noite da véspera do Eid ou na manhã do Eid.

Uma coisa é certa: o Zakat deve ser pago antes da oração do Eid.

Ibn Omar disse: "O Profeta nos ordenou a cumprirmos Zakatul Fitr antes de irmos Para a oração."

 

 

 

Utilidade de Zakatul Fitr

 

Ele possui muita utilidade e benefícios para quem o cumpre e para a sociedade em geral.

Aquele que paga o Zakat está-se purificando daquilo que pode ter estragado seu jejum, tal como atos vãos ou palavras indecorosas das quais é requerido abster-se, da mesma forma que se absteve de beber e comer e das luxúrias. Assim, o Zakat é a Purificação para aqueles que jejuam. Talvez isso seja o significado da tradição do Profeta Muhammad "O jejum do mês de Ramadan fica suspenso entre o céu e a terra. Só é elevado até o céu pelo Zakatul fitr."

Como é um dever que recai sobre todas as Pessoas que estão sob a custódia do jejuador, jovens ou idosos, livres ou escravos, é um Zakat sobre o corpo. Deduz-se disso que, para Deus, significa a preservação dos corpos daqueles que o cumprem, purificando-os e aperfeiçoando-os.

Quanto aos benefícios da sociedade todos nós sabemos que o Zakat representa para o pobre uma maneira de suprir suas necessidades nessa dia. E explicado Pela tradição do Profeta: "Aliviai-os da necessidade de saírem atrás de caridade nesse dia'"

Outro benefício para a sociedade é o fato de todos, ricos e pobres, sentirem a alegria desse dia.

 

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish