Sexta, Maio 26, 2017
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Os eventos históricos que aconteceram no mês de Ramadan

Notícias - Islâmicas

1- A revelação do Alcorão.

2- A morte do tio do profeta Muhammad  (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), Abu Talib, no ano 10 da missão.

3- A morte da esposa do profeta Muhammad  (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), Khadija Bint Khuailad, no ano 10 da missão.

4- A batalha de Badr, que se deu no dia 17 de Ramadan no segundo ano da Hégira, onde os muçulmanos, com 300 combatentes, venceram os descrentes com aproximadamente 1000 combatentes.

5- A instituição do zakat.

6- A conquista de Makka, que se deu no dia 22 de Ramadan, no oitavo ano da Hégira, tendo os seus ídolos sido destruídos.

7- O início da batalha de Tabuk.

8- A morte de Fátima, filha do profeta, se deu no ano 11 no mês de Ramadan.

9- A conquista da ilha de Rhodes e parte da Espanha, que se deu no ano 53 Hégira.

10- A morte de Aicha esposa do profeta Muhammad  (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), que se deu no ano 85 Hégira.

11- A derrota do rei Rodrigo, na Europa, por Tarik Ibn Ziyad, no ano 92 Hégira.

12- A construção da universidade de Al Azhar, no Cairo, que foi concluída no ano 361 Hégira.

13- A vitória dos muçulmanos comandados por Salahuddin al Ayyubi (Saladino), sobre os cruzados que ocupavam a Palestina.

14- A revolução dos malês na Bahia se deu no ano de 1835 do calendário gregoriano, no mês de Ramadan.

Ditos do profeta Muhammad  (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) sobre o Jejum de Ramadan:

"Quando chega o mês de Ramadan, abrem-se as portas do paraíso e se fecham as do inferno, e os demônios permanecem acorrentados."

"A uma pessoa que jejuar durante o mês de Ramadan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas."

"Há uma porta no paraíso chamada Al Raiyan, através da qual, no Dia do Juízo, somente entrarão as pessoas que tiverem jejuado, e nenhuma outra. Será dito: Onde estão as pessoas que jejuaram? Estas entrarão por ali, sendo que ninguém mais o fará, salvo elas. Uma vez que tiverem entrado, a porta se fechará e, posteriormente, ninguém mais poderá entrar."

Disse o profeta Muhammad  (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):
"Deus o Majestoso e o Exaltado, disse: Cada ato do filho de Adão é em seu próprio favor, exceto o jejum. Este é por Minha causa e Eu o recompensarei. Por Deus, em cuja mão está a vida do profeta, o hálito do que jejua é mais agradável para Deus do que a fragrância do almíscar."

"Um grande mês, um abençoado mês, um mês contendo uma noite que é melhor do que mil meses, chegou a vós, ó gente. O Deus, Todo Poderoso, apontou a observância do jejum, durante ele, como um dever obrigatório, sendo que passar as suas noites em oração é uma prática voluntária. Se alguém se acercar do Deus Todo Poderoso durante ele, praticando boas ações, será como um que cumpre um dever obrigatório em outro mês; e aquele que cumprir um dever obrigatório nesse mês será como o que cumpre setenta deveres obrigatórios num outro mês. Esse é o mês da paciência, e a recompensa para a paciência é o paraíso. É o mês de repartir com os outros, e é o mês em que as provisões dos crédulos são aumentadas. Se alguém der, a um que esteja jejuando, algo com que quebrar esse jejum, isso lhe proporcionará o perdão para os seus pecados e o salvará do inferno, e terá uma recompensa igual à sua, sem que a sua recompensa seja de maneira alguma diminuída."

"Diga aos servos de Deus que infeliz é aquele que, tendo em sua presença pai ou mãe idosos, perde a oportunidade de entrar no Paraíso graças aos dois (cuidando deles); e infeliz é quem, presenciando o Ramadan, perde a oportunidade de obter o perdão de seus pecados."

"O jejuador tem dois momentos de alegria: Um ao quebrar o jejum, matando a sede e a fome, e o outro ao encontrar o seu Senhor, que o recompensará por seu jejum."

Referindo-se ao mês de Ramadan disse:
"Em seu começo a misericórdia de Deus envolve Seus servos, em seu meio Ele concede-lhes perdão dos pecados, e em seu fim os liberta do inferno."

Leia Mais:

- Ramadan Karin! Um abençoado mês de Ramadan para todos e todas!
- Calendário para o Mês de Ramadan
- O sublime espírito do Jejum no mês de Ramadan
- Os benefícios do Jejum no mês de Ramadan
- As orações do Tarawih
- Zakatul Fitr (A caridade do desjejum)
- A origem da obrigatoriedade do jejum
- Quando o muçulmano pode isentar-se do jejum
- O que anula o jejum
- A importância do Suhur
- O jejum numa perspectiva comparativa

 

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish