Sábado, Novembro 18, 2017
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Quando o muçulmano pode isentar-se do jejum

Notícias - Islâmicas

A isenção do Jejum se dá nos seguintes casos:

1- Quando a pessoa estiver enferma:
Caso a pessoa esteja doente, poderá deixar de jejuar até se restabelecer ou, caso o médico ache que o jejum dificulta a cura do paciente, ele também deverá parar o jejum até se curar, devendo repor os dias não jejuados, quando estiver gozando de boa saúde.

Esta reposição não precisa ser feita imediatamente após o mês de Ramadan, ou de forma contínua, e terá como prazo para esta reposição até o último dia antes do início do próximo mês de Ramadan.

2- O viajante:
Quando a viajem tiver uma distância superior a 84 km, faculta-se ao viajante jejuar ou não. Isso vai depender de cada pessoa em analisar se a viajem é cansativa e por isso será uma dificuldade para ele jejuar ou não, devendo, da mesma forma que o item anterior, repor os dias não jejuados.

3- A gestante e a lactante:
Caso a mulher esteja grávida, ou amamentando, e temer pelo seu bebê, estará isenta do jejum, devendo, da mesma forma, repor os dias não jejuados, passado o período de gravidez ou de amamentação.

4- O idoso:
Que seja fisicamente incapaz de jejuar, para este o jejum não é mais obrigatório, cabendo ao idoso, caso possua condições, dar, para cada dia não jejuado, uma refeição a um necessitado, ou o valor equivalente a esta refeição. Caso contrário, estará perdoado em não fazê-lo.

5- A mulher menstruada ou em resguardo pós-parto:
Ela não jejuará até que passe este período. Mesmo que ela queira, ou sinta que possa fazê-lo, está-lhe vedado o jejum, e os dias não jejuados, deverão ser repostos, passado o período.

6- No caso de uma doença incurável:
A pessoa deixa de jejuar definitivamente, tendo que dar uma refeição a um necessitado para cada dia não jejuado, ou o equivalente ao valor de uma refeição, caso tenham condições para tal, caso contrário não está obrigado a nada.

Leia Mais:

- Ramadan Karin! Um abençoado mês de Ramadan para todos e todas!
- Calendário para o Mês de Ramadan
- O sublime espírito do Jejum no mês de Ramadan
- Os benefícios do Jejum no mês de Ramadan
- As orações do Tarawih
- Zakatul Fitr (A caridade do desjejum)
- A origem da obrigatoriedade do jejum
- O que anula o jejum
- A importância do Suhur
- O jejum numa perspectiva comparativa
- Os eventos históricos durante o mês de Ramadan

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish