Quinta, Novembro 23, 2017
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Muçulmanos inauguram Câmara de Comércio e Indústria do Brasil

Sala de Imprensa - Releases - Lista

A Câmara de Comércio e Indústria Muçulmana do Brasil (CCIMB) será oficialmente inaugurada dia 8 de março de 2010, em sua sede, em São Bernardo do Campo.

A nova entidade promete a realização de um grande evento, com participação de convidados ilustres, entre eles, o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; o Prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; o Vice-Presidente da Federação da Câmara Islâmica Internacional, Hatem Mukhtar, além de grandes empresários.

A CCIMB é uma das 58 Câmaras de Indústria e Comércio a fazer parte da Confederação das Câmaras de Comércio Muçulmanas.

Informações para participar do Evento: entrar em contato por meio do seguinte e-mail ndjomwilo@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Veja, abaixo, a Palavra do Presidente da CCIMB e a programação completa do evento.

 

Senhoras e Senhores:

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com vocês.

É motivo de muita alegria, compartilhar com vocês este grande evento, um marco, que é a inauguração da Câmara de Comércio e Indústria Muçulmana do Brasil, de importância incontestável. Ela se somará a um grupo de mais de 700 câmaras de comércio e indústrias islâmicas espalhadas pelo mundo, representadas por 57 federações, estas sob a coordenação da Câmara de Comércio e Indústria Islâmica - ICCI, sediada em Karachi-Paquistão, cujos seus membros são representantes das câmaras de comércio nacionais e de federações de comércio e indústrias, ligados à Organização Islâmica de Comércio – OIC,  com sede provisória em Jeddah, no Reino da Arábia Saudita, (que constitui a 2ª maior organização internacional, com 57 Países-Membros na qualidade de conservadores, apenas atrás da ONU- Organização das Nações Unidas).

A Câmara de Comércio e Indústria Islâmica – ICCI foi criada em 1978 para representar o setor privado nos Estados-Membros da organização e das sociedades de minorias islâmicas e para poder fomentar inúmeros objetivos como:

  • Fortalecer a cooperação comercial e industrial e o apoio do comércio internacional e intrabilateral nas áreas de tecnologia da informação, seguros e resseguros, transporte marítimo e terrestre, tramites alfandegários, o setor bancário e outros.

 

  • A promoção dos valores éticos nas operações de intercâmbio e transações comerciais para aliviar a pressa de enriquecimento individual e institucional em detrimento da responsabilidade sócio-humanitária.

 

  • Aprofundar a responsabilidade na área econômica baseando-se na cooperação do conhecimento e consolidando os princípios de cooperação e solidariedade para alcançar o desenvolvimento social sustentável dos Países-Membros e das comunidades de minorias muçulmanas.

 

  • Unir as pessoas para realizar e acertar seus objetivos e interesses comuns, por meio da prestação de serviços comerciais e industriais da sociedade como um todo,  sejam eles regionais, setoriais, privados ou estatais.

A sociedade trabalhou firmemente para criar uma organização global que explora oportunidades de investimento, particularmente nos domínios da agricultura, da energia, da riqueza imobiliária e à criação de instituições que lidam com relações humanas, pessoal de logística e aumentar o volume de intercâmbio e de cooperação nos domínios do emprego, investigação e estudos, inovações e invenções, cursos e programas de treinamento em diversos setores.

Diante desta ampla virtude na área do comércio e indústria, educação e informação, por meio da cooperação com os países membros da Organização, reforça as relações com organizações internacionais como a Organização Islâmica Mundial - WIO e a Organização da Conferência Islâmica - OIC e organizações regionais que trabalham nestas áreas como a  Organização Mundial de Comércio (OMC) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira - CCAB, por esforços e pela persistência de muitas pessoas e interessados, entre eles está o Sr. Ahmed Ali Saifi que trabalhará na Câmara de Comércio e Indústria Muçulmana Brasileira – CCIMB, para concretizar e aplicar esses objetivos.

Senhoras e Senhores,

A iniciativa do Excelentíssimo Sr. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com a delegação comercial que o acompanhava em visitas aos Países árabes e muçulmanos, e as delegações de empresários brasileiros que praticam comércio de cooperação mútua em Países árabes tiveram um impacto significativo em encontrar um terreno comum para a expansão de cooperação nas áreas de interface.

É também uma grande esperança para o povo brasileiro promover a consecução deste objetivo. Foram os brasileiros que deram grandes exemplos de representantes de ética cultural do País contando com a ajuda dos muçulmanos na construção e ascensão do Brasil, fazendo com que se comemorasse há cinco anos o Dia da Contribuição dos Muçulmanos na Construção da Ascensão Brasileira.

Tive o privilégio de participar desta ocasião, com representantes do Conselho Shura da Arábia Saudita. Estes são os valores e ideais em comum entre os objetivos da Organização Islâmica e do povo brasileiro. Nos dias de hoje o que mais precisamos na política, no mundo do comércio e da indústria, onde a riqueza individual domina a institucional - o trabalho forçado, o tráfico de seres humanos, a poluição ambiental – deve se sobrepor a santidade (ajuda) humanitária, a dignidade e os direitos e necessidades das pessoas e do meio ambiente.

A vida nos ensinou a contribuir para a construção da sociedade civilizada, sempre que o aprofundamento das necessidades mais materiais vem à tona, fortalecendo os princípios, valores e as relações humanas entre as pessoas.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) hoje, com seu campo de atuação e suas aspirações ilimitadas, luta para obter mais segurança e estabilidade psicológica, social e  humanitária no campo internacional.

Que Deus  abençoe a todos.


Presidente da Assembléia Constituinte
Profº Dr. Abdullah Bin Saleh Al-Obaid

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish