Terça, Maio 23, 2017
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Dormir de lado "limpa o cérebro" e pode evitar doenças como Alzheimer

Notícias - Cotidiano capa

Dormir de lado "limpa o cérebro" e pode evitar doenças como Alzheimer

Os ensinamentos do Profeta Muhammad ﷺ confirmam as descobertas científicas.

 

 

 

 

 
Cientistas da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, descobriram que dormir de lado ajuda a diminuir as chances de desenvolver Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas. Segundo o estudo, publicado no "Journal of Neuroscience", o cérebro consegue eliminar resíduos com mais eficiência quando se dorme nesta posição do que de costas ou de bruços. A pesquisa foi realizada em ratos, cujo cérebro é similar ao dos humanos.
 
allzheimer 2015
 
O cérebro tem um sistema complexo para limpar soluções químicas prejudiciais que funciona de forma parecida com o sistema linfático, denominado de "sistema glinfático" por pesquisadores da Universidade Rochester em 2012. Este sistema possui uma espécie de "encanamento" para fazer a "drenagem" de substâncias indesejadas. O nome vem das células glia, do cérebro, que administram este sistema. Cientistas de Rochester também ajudaram no estudo.
 
"Com essa descoberta, acreditamos que a postura do corpo e a qualidade do sono devem ser consideradas nos diagnósticos e ajudar no entendimento sobre a limpeza de proteínas prejudiciais ao cérebro que podem contribuir ou causar doenças neurológicas", afirmou Helene Benveniste, da Universidade de Stony Brook. Helene e seus colegas usaram ressonância magnética de contraste dinâmico para observar esse sistema.
 
Os resíduos do cérebro incluem amiloides e proteínas tau, substâncias químicas que afetam o processamento do cérebro de forma negativa quando se acumulam. Já os cientistas da Universidade de Rochester contribuíram usando microscopia fluorescente e marcadores radioativos para validar os dados da ressonância e analisar a influência da postura na eliminação de amiloides do cérebro.
 
A posição de lado para dormir é a mais comum entre os humanos e muitos animais. "É interessante que a posição lateral para dormir já é a mais popular nos humanos e na maioria dos animais - mesmo os selvagens - e parece que nós nos adaptamos à posição justamente para limpar nosso cérebro com mais eficiência dos resíduos metabólicos que produzimos quando estamos despertos", diz Maiken Nedergaard, da Universidade de Rochester.
 
parkinson 2015
 
Segundo ela, o estudo dá subsídio ao conceito de que dormir tem uma função biológica distinta de 'arrumar' a bagunça acumulada enquanto estamos despertos. "Muitos tipos de demência estão ligados a distúrbios do sono, inclusive dificuldades em começar a dormir. Também está aumentando o conhecimento de que os distúrbios do sono podem acelerar a perda de memória na doença de Alzheimer. Nossa descoberta traz um novo insight sobre o assunto ao mostrar que a posição em que você dorme é importante", explica.
 
Fonte: UOL noticias
 
Se você costuma deitar-se completamente de lado, parabéns! Essa é considerada a melhor posição para dormir. Você sabe por quê? "A questão é que ao se deitar de lado, você consegue manter a coluna mais alinhada", ensina o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo. 
 
Os benefícios de se deitar de lado:
 
1) Promove a drenagem linfática adequada.
2) Contribui para a digestão.
3) Cuida da saúde do coração.
4) Protege o sistema imunológico.
5) Alivia dores na gravidez.
6) Mantem a saúde do baço

 
Os ensinamentos do Profeta Muhammad ﷺ confirmam as descobertas científicas
 
Allah diz no Alcorão: {Que vosso companheiro (O Profeta) jamais se extravia, nem erra, e nem fala por capricho. Isso não é senão a inspiração que lhe foi revelada, que lhe transmitiu o fortíssimo (Anjo Gabriel).} [Glorioso Alcorão 53:2 ao 5]
 
Para que o muçulmano seja beneficiado pelo sono, tornando-o obediência a Allah, o Senhor do Universo, há uma série de boas maneiras que o muçulmano deve seguir; entre as quais está o deitarmos sobre o lado direito do corpo, assim como nos ensinou o nosso amado Profeta Muhammad :
 
"O Mensageiro de Allah  costumava dormir sobre seu lado direito e colocava sua mão debaixo de sua bochecha direita, e dizia três vezes: “Allahumma qini ‘adaabaka yawma tab’athu ‘ibaadak” “Ó Allah protege-me de Teu castigo no dia em que Tu ressuscitares teus servos.” (Abu Dawud, Tirmidhi e Imam Ahmad)
 
Abu Huraira (رضي الله عنه) narrou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse:
 
“Quando alguém de vós for dormir, que limpe a cama sacudindo-a com as vossas vestes e que diga BismiAllah, pois não se sabe o que possa ter estado nela; E se você decidir deitar, deite-se sobre o lado direito do corpo e recite: "Subhaanaka Alláhumma, rabbi bika wada'tu janbii, wa bika arfa'ahu in amsakta nafsii faarhamhaa. Wa in arsaltahaa faahfadhaha bima tahfadha bihi 'ibaadakas saalihina."
“Em Teu nome, ó meu Senhor, eu deito o meu corpo e em Teu nome eu o levanto; se reteres a minha alma, tenha misericórdia sobre ela, e se a soltares, proteja-a assim como Tu proteges os Teus servos piedosos.” {Sahih Muslim]
 
Allah diz no Alcorão:
 
{E entre os Seus sinais está o do vosso dormir, durante a noite e, durante o dia, o de procurardes a Sua graça. Certamente nisso há sinais para os que escutam.} [Glorioso Alcorão 30:23]
 
{E fizemos o vosso sono para um descanso.} [Glorioso Alcorão 78:9]

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish