Segunda, Agosto 21, 2017
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Ong de defesa dos direitos humanos acusa Mianmar de realizar “limpeza étnica”

Notícias - Internacionais


Birmânia
 
 
Limpeza étnica contra a minoria muçulmana dos Rohingya  em Mianmar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A organização Human Rights Watch (Observatório dos Direitos Humanos) acusou Mianmar, ex-Birmânia, de realizar uma «limpeza étnica » contra a minoria muçulmana dos Rohingyas.
 
Cerca de 800 mil Rohingyas, privados de nacionalidade pela antiga junta miltar que comandava o país, vivem confinados do Estado Rakhine, no oeste do país, palco em 2012 de duas ondas de violência assassinas entre budistas da etnia rakhine e muçulmanos. 
 
Os Rohingyas, considerados pela ONU como uma das minorias mais perseguidas do planeta, foram vítimas de « crimes contra a Humanidade », sobretudo assassinatos e mudanças forçadas, segundo o relatório publicado nesta segunda-feira pela organização. 
 
«Autoridades birmanesas, líderes comunitários e monges budistas organizaram e encorajaram» os ataques dos Rakhines contra os vilarejos muçulmanos com o «apoio das forças de segurança», acrescenta o documento, baseado em uma centena de entrevistas. 
 
«O governo birmanês realiza uma campanha de limpeza étnica contra os Rohingyas que continua hoje por meio da recusa da ajuda e das restrições de movimento», insistiu Phil Robertson, diretor-adjunto da Human Rights Watch para a Ásia. 
 
Se o termo de limpeza étnica não tem uma definição jurídica formal, observou Human Rights Watch, ele descreve geralmente a política de um grupo étnico ou religioso destinada a abolir de um território a presença de um outro grupo com métodos violentos e provocando medo. Mais de 200 mil pessoas, em sua grande maioria Rohingyas, tiveram que abandonar suas casas devido à violência do ano passado e vivem atualmente em acampamentos improvisados onde a ajuda humanitária é limitada.
 

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish