jimport( 'joomla.utilities.string' ); ?> Ong de defesa dos direitos humanos acusa Mianmar de realizar “limpeza étnica”
Terça, Janeiro 22, 2019
   
Text Size

Pesquise no Portal Islam BR

Ong de defesa dos direitos humanos acusa Mianmar de realizar “limpeza étnica”

Notícias - Internacionais


Birmânia
 
 
Limpeza étnica contra a minoria muçulmana dos Rohingya  em Mianmar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A organização Human Rights Watch (Observatório dos Direitos Humanos) acusou Mianmar, ex-Birmânia, de realizar uma «limpeza étnica » contra a minoria muçulmana dos Rohingyas.
 
Cerca de 800 mil Rohingyas, privados de nacionalidade pela antiga junta miltar que comandava o país, vivem confinados do Estado Rakhine, no oeste do país, palco em 2012 de duas ondas de violência assassinas entre budistas da etnia rakhine e muçulmanos. 
 
Os Rohingyas, considerados pela ONU como uma das minorias mais perseguidas do planeta, foram vítimas de « crimes contra a Humanidade », sobretudo assassinatos e mudanças forçadas, segundo o relatório publicado nesta segunda-feira pela organização. 
 
«Autoridades birmanesas, líderes comunitários e monges budistas organizaram e encorajaram» os ataques dos Rakhines contra os vilarejos muçulmanos com o «apoio das forças de segurança», acrescenta o documento, baseado em uma centena de entrevistas. 
 
«O governo birmanês realiza uma campanha de limpeza étnica contra os Rohingyas que continua hoje por meio da recusa da ajuda e das restrições de movimento», insistiu Phil Robertson, diretor-adjunto da Human Rights Watch para a Ásia. 
 
Se o termo de limpeza étnica não tem uma definição jurídica formal, observou Human Rights Watch, ele descreve geralmente a política de um grupo étnico ou religioso destinada a abolir de um território a presença de um outro grupo com métodos violentos e provocando medo. Mais de 200 mil pessoas, em sua grande maioria Rohingyas, tiveram que abandonar suas casas devido à violência do ano passado e vivem atualmente em acampamentos improvisados onde a ajuda humanitária é limitada.
 

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

LinkedId

Banner
Banner
Banner

Traducir Translate يترجم

English Arabic French German Hindi Italian Japanese Russian Spanish